terça-feira, 11 de outubro de 2016

Baixar filmes e séries por torrent é crime e pode dar cadeia?

Um ato que parece ser tão inocente e comum aqui no brasil pode estar com os dias contados: baixar filmes, séries, jogos e programas por torrent.
Isso por que cada vez mais, as empresas detentoras dos direitos autorais, estão investindo em ferramentas para monitorar e saber quem são os usuários que fazem o download ilegal de seus produtos.

Acredite, seu endereço de IP pode estar sendo monitorado neste exato momento caso esteja baixando e semeando arquivos pelo seu cliente torrent.

Nos Estados Unidos, milhares de usuários estão sendo processados pelas produtoras por baixar filmes de forma ilegal, o que ocorre é uma ação para um acordo, onde o usuário paga uma taxa, dependendo do filme pode chegar até 5 mil dólares, para não sofrer o processo na justiça que pode ultrapassar os 30 mil dólares.

Por enquanto, aqui no Brasil a polícia federal está atuando para coibir aqueles que compartilham o conteúdo protegido por lei, como foi o caso do "casal do mega filmes".

Mas, numa matéria exibida no programa do Fantástico em 18 de setembro de 2016, mostrou a polícia brasileira usando um software americano, que monitora e localiza com exatidão usuários que baixam e compartilham, através da rede P2P, arquivos de conteúdo pornográfico envolvendo menores de idade (pedofilia).

Não é de se espantar que em algum momento esta mesma ferramenta seja usada para monitorar e localizar usuários que baixam conteúdo pirata.
Você pode estar dizendo nesse momento: "A tá, se me prenderem vão ter que prender o resto do Brasil inteiro".

Calma, vamos lá. Eu não creio que em algum momento alguém possa ir pra cadeia por ter baixado um filme da internet, mas e se alguma produtora americana resolver voltar os olhos pro Brasil e começar a processar todos usuários que baixaram um determinado filme ou série?

A tendência é que isso aconteça sim! Com a expansão da internet nos países de terceiro mundo, não vai demorar muito para as empresas começarem a coibir e proteger seus produtos e obras intelectuais.

Se você é daqueles que não ligam pra nada e acham que isso é tudo conversa fiada, ótimo, siga em frente e seja feliz, agora se você leu esse post e ficou meio preocupado, saiba que existem maneiras de proteger sua identidade (endereço de IP) na internet usando programas de VPN ou um Proxy, claro que as melhores opções tem algum custo, mas não custa nada pesquisar um pouco sobre isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário