segunda-feira, 17 de outubro de 2016

A importância do backup

Imagine as seguintes situações.

Um belo dia você chega do trabalho e percebe que sua casa foi roubada, moveis, eletrônicos, jóias e seu computador pessoal. Até então você se preocupa com os pertences de maior valor, mas depois de uns dias percebe que algo muito pior aconteceu, tudo que você tinha armazenado no seu computador já era! Fotos, documentos, trabalhos escolares, aquele vídeo das férias inesquecível, seu casamento, o parto de seus filhos, estava tudo lá e você não tinha uma cópia de segurança.

Agora imagine que no trabalho você receba um anexo de um email conhecido e parece ser de total confiança, depois de abrir e verificar que o mesmo não possui nenhum conteúdo que possa ser visualizado, os usuários da empresa começam a reclamar que o sistema de gerenciamento de pedidos e vendas parou de funcionar, ao chamar um técnico ele contatou que sua maquina foi infectada por um tipo de vírus chamado ransomware e que todos os arquivos do seu computador foram criptografados juntamente com todo conteúdo compartilhado em rede, inclusive o banco de dados do sistema de gerenciamento da empresa, que por sinal não tinha uma cópia e lugar algum.

Desesperador não mesmo? É por isso que eu insisto com meus clientes, parentes e amigos, "Faça backup!".

Hoje existem milhares de dispositivos e programas que facilitam a vida do usuário na hora de fazer uma cópia de segurança de seus arquivos.

Por exemplo, se você tem uma conta no Google (quem não tem?) você tem acesso a um espaço de armazenamento para fotos infinito, no qual pode deixar configurado para que seu celular envie automaticamente suas fotos para sua conta do Google Fotos e pode fazer uploads do seu desktop.

Outro exemplo é um programa chamado Dropbox, que permite sincronizar pastas de vários computadores na nuvem.

Agora se você não confia nestes serviços, pode fazer um backup manual de seus arquivos importantes em dispositivos de armazenamento portáteis, como pendrives ou um HD externo, evite ao máximo guardar cópias de segurança em mídias de CD ou DVD pois são frágeis e o risco de perda é grande.

Vou repetir, faça backup regularmente! Não deixe o pior acontecer para que você perceba a importância dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário